terça-feira, 19 de julho de 2011

PROJETO DE AULA DE MUSICALIZAÇÃO - 2010

IBEC-
DATA: 18 de Setembro de 2010
NOME: Angélica V.Santos Bravo
CURSO: MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
PROFESSORA: Débora

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Apartir dos Estágios do Desenvolvimento Infantil segundo Piaget,tentei criar meu projeto baseado nas minhas experiências pessoais no trabalho com “Educação Infantil” na escola e meu trabalho com crianças na Igreja.

ESTÁGIO SENSÓRIO MOTOR

Piaget,cita que entre 0 – 2 anos aproximadamente a criança vive o Estágio Sensório Motor”,onde desenvolve a função simbólica,podendo representar um objeto por outro,principalmente na linguagem,atribui vida a seres inanimados, e usa palavras para representar objetos mesmo não fazendo referência ao mesmo,em alguns casos.

ESTÁGIO PRÉ-OPERACIONAL

Piaget cita que entre 2 – 7 anos aproximadamente vive o Estágio Pré-Operacional,onde começa a desenvolver a função simbólica,representando um objeto por outro principalmente na linguagem,atribui vida a seres inanimados,ou utiliza palavras para representar objetos,mesmo não sendo a palavra correta.Pode compreender regras e cumprir.Em relação a fala a criança,pode ser egocêntrica,falando consigo mesma,não-socializada,sua fala não exprime um diálogo,A inteligência passa a ser intuitiva,não sabe ainda se colocar no lugar do outro.

ESTAGIO DE OPERAÇÕES CONCRETAS

Piaget cita que entre 7 – 11 anos a criança consegue compreender as relações entre as coisas concretas e é capaz de coordenar ações e fazer uso delas no seu cotidiano.A criança esta num período onde a sua estrutura cognitiva é lógica.

ESTÁGIO DAS OPERAÇÕES FORMAIS

Piaget cita que apartir dos 12 anos a criança já consegue conviver com um mundo de possibilidades e de abstrações que estão a sua volta,desenvolvendo sua habilidade de pensar e tirar conclusão a partir de possibilidades.


Desta forma lançando mão de minhas experiências,vou fazer referência a este estágio elevando a faixa etária para 3 anos.Na escola comecei o ano Letivo APENAS com atividades musicais e ocasionalmente algo artesanal( pintura,dobradura,colagem...) durante o período de adaptação, que no caso da turma do “maternal” em questão durou aproximadamente 15 dias,com 1 hora diária.Utilizei pequenas músicas,não muito “rápidas” com palavras simples e de fácil entendimento, e desta forma comecei a introduzir a “ROTINA” da aula,e principalmente desenvolver a confiança das crianças com a “imagem” de alguém desconhecida.Despertando nas crianças sentimento de rotina, confiança, afeto,carinho e segurança quanto aos acontecimentos a serem vividos.

Meu trabalho se desenvolve todo antecedido por músicas que foram tendo seu grau de dificuldade ampliado ao longo das aulas. Minha aula em todas as classes se desenvolve de maneira semelhante, apenas variando as músicas em alguns casos e o grau de dificuldade















Rotina da aula de Ensino Religioso

BOA TARDE
FALADA
ORAÇÃO
CANTADA E FALADA
BOA TARDE
CANTADA
HISTÓRIA
FALADA E SE POSSIVEL MÚSICA PARA REFORÇO DA HISTÓRIA E/OU CONTEÚDO
ATIVIDADE MANUAL
PINTURA, MASSINHA, COLAGEM COM FUNDO MÚSICAL PARA INTRODUZIR NOVAS MÚSICAS
CORREÇÃO
SIM OU NÃO – DEPENDENDO DO TEMPO PARA ENCERRAMENTO
BRINQUEDO CANTADO OU NÃO
PREFERENCIALMENTE TRABALHO COM BRINQUEDO CANTADO – DESENVOLVENDO FIXAÇÃO DE CONTEÚDO, VALORES MORAIS,MOVIMENTO,NOÇÃO DE ESPAÇO,LATERALIDADE,AFETO,COMPANHERISMO E ATUALMENTE TENHO PROCURDO RESGATAR A INFANCIA ATRAVÉS DAS CANTIGAS DE RODA ANTIGA( Tem sido incrível!!)
DESPEDIDA
COM ORAÇÃO E CANTIGAS



Rotina da aula de Ensino Religioso


ROTINA


Primeiro Estágio_
0 – 3 anos apartir das minhas experiências pessoais, ou de 2 – 6 anos Primeiro Estágio_
7 – 11 anos segundo Piaget Primeiro Estágio_
12 anos segundo Piaget
BOA TARDE
“Boa Tarde!”
“Boa Tarde!”
“Boa Tarde!”

ORAÇÃO
Música 1
Música 2
Oração 1
Música 1
Música 2
Oração 1
Música 1
Música 2
Oração 1

BOA TARDE
CANTADA
CANTADA
CANTADA

QUEBRA GELO
MÚSICAS
MÚSICAS
MÚSICAS
HISTÓRIA
FALADA E SE POSSIVEL MÚSICA PARA REFORÇO DA HISTÓRIA E/OU CONTEÚDO
FALADA E SE POSSIVEL MÚSICA PARA REFORÇO DA HISTÓRIA E/OU CONTEÚDO
FALADA E SE POSSIVEL MÚSICA PARA REFORÇO DA HISTÓRIA E/OU CONTEÚDO



ATIVIDADE MANUAL
PINTURA, MASSINHA, COLAGEM COM FUNDO MÚSICAL PARA INTRODUZIR NOVAS MÚSICAS
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO E ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO
FALADA E SE POSSIVEL MÚSICA PARA REFORÇO DA HISTÓRIA E/OU CONTEÚDO

CORREÇÃO
SIM OU NÃO – DEPENDENDO DO TEMPO PARA ENCERRAMENTO
GERALMENTE A CORREÇÃO ACONTECE JUNTO COM A EXECUÇÃO DO EXERCÍCIO
GERALMENTE A CORREÇÃO ACONTECE JUNTO COM A EXECUÇÃO DO EXERCÍCIO
BRINQUEDO CANTADO OU NÃO
PREFERENCIAL-MENTE TRABALHO COM BRINQUEDO CANTADO – DESENVOLVENDO FIXAÇÃO DE CONTEÚDO, VALORES MORAIS,MOVIMEN-TO,NOÇÃO DE ESPAÇO,LATERA-LIDADE, AFETO, COMPANHERISMO E ATUALMENTE TENHO PROCURDO RESGATAR A INFANCIA ATRAVÉS DAS CANTIGAS DE RODA ANTIGA( Tem sido incrível!!)
PREFEREN-CIALMENTE TRABALHO COM BRINQUEDO CANTADO – DESENVOL-VENDO FIXAÇÃO DE CONTEÚDO, VALORES MORAIS, MOVIMENTO NOÇÃO DE ESPAÇO, LATERALIDA-DE,AFETO, COMPANHE-RISMO E ATUALMENTE TENHO PROCURDO RESGATAR A INFANCIA ATRAVÉS DAS CANTIGAS DE RODA ANTIGA ( Tem sido incrível!!)
PREFERENCIAL-MENTE TRABALHO COM BRINQUEDO CANTADO – DESENVOLVENDO FIXAÇÃO DE CONTEÚDO, VALORES MORAIS,MOVIMEN-TO,NOÇÃO DE ESPAÇO,LATERA-LIDADE,AFETO COMPANHERISMO E ATUALMENTE TENHO PROCURDO RESGATAR A INFANCIA ATRAVÉS DAS CANTIGAS DE RODA ANTIGA ( Tem sido incrível!!)
DESPEDIDA
COM ORAÇÃO E CANTIGAS
COM ORAÇÃO E CANTIGAS
COM ORAÇÃO E CANTIGAS
DESCREVENDO ATIVIDADES E MÚSICAS

MÚSICA:
1. ORAÇÃO
CINCO DEDINHOS:
CINCO DEDOS NESTA MÃO
OUTROS CINCO AQUI ESTÃO
TODOS ELES VOU JUNTAR
PRA FAZER UMA ORAÇÃO
CABEÇA BAIXA
OLHOS FECHADOS
PENSANDO EM DEUS
E NO FIM ...”AMÉM!”

VOU ORAR:
VOU ORAR AO MEU SENHOR
VOU FALAR COM DEUS
MEUS OLHINHOS
VOU FECHAR
E ORAR A DEUS

SEI QUE ELE VAI OUVIR
TUDO O QUE EU FALAR
POIS ME AMA O SENHOR
COMO É BOM ORAR!

2. BOA TARDE:
BOA TARDE COM ALEGRIA
DESEJO PRA VOCÊ UMA BELA TARDE
ANDANDO NA COMPANIA
DO NOSSO SALVDOR QUE NOS QUER BEM
VAI TUDO BEM!
BOA TARDE!




3. QUEBRA GELO:

• QUEM É VOCÊ?
QUEM É VOCÊ?
QUEM É VOCÊ?
DIGA SEU NOME QUE EU QUERO SABER!
QUEM É VOCÊ? (APONTA PARA A CRIANÇA)
CRIANÇA: “MARIA”
TODOS: “MARIA!!!!”
• HORA DO ABRAÇO.
QUE BOM QUE VOCÊ VEIO:
QUE SAUDADE DE VOCÊ!
É HORA DO ABRAÇO:
COMO EU GOSTO DE VOCÊ!
QUE BOM QUE VOCÊ VEIO:
QUE SAUDADE DE VOCÊ!
É HORA DO ABRAÇO:
QUERO UM “UPA PRA VALER: “UPA!”
• VOCÊ É IMPORTANTE
CRIANÇA, CRIANÇA
VOCÊ É IMPORTÂNTE
CRIANÇA, CRIANÇA
VOCÊ TEM VALOR!
(AGORA CANTE TROCANDO A PALAVRA CRIANÇA PELO NOME DA CRIANÇA)

• RODA,RODA ( COMEÇANDO A DESACELERAR A TURMA)

RODA, RODA, RODA,RODA
AGORA VAMOS PARAR
MÃOS PRA CIMA,MÃOS PRA BAIXO
NA CINTURA,LÁ NO CHÃO
MEXE O OMBRO, O NARIZ
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO!

• BATE, MEXE E PULA

BATA O PÉ, MEXA A MÃO
JOGUE UM BEIJINHO!(BEIJINHO)
PULA, PULA, RODA, RODA
FIQUE ABAIXADINHO!(ABAIXA)
PONHA AS MÃOS NOS JOELHOS,
NA CABEÇA E NOS PÉS
E, AGORA, SENTADINHO,
*CONTE ATÉ DEZ: 123...10
*SE ABRACE
*FAÇA UMA ORAÇÃO:”ABENÇOE JESUS NOSSA AULA!AMÉM!OBRIGADO!

• APRENDER

APRENDER!(xxx)APRENDER(xxx)
É HORA DE OUVIR A HISTÓRIA!(X)
ATENÇÃO!(XXX) ATENÇÃO!(XXX)
É HORA DE OUVIR A HISTÓRIA! Shhh...


4. HISTÓRIA:

Conto a história bíblica usando gravuras para ajudar na imaginação do primeiro estágio (SENSÓRIO MOTOR – 0 – 3 ANOS,NO MEU CASO).Logo após o desenvolvimento da história uso música para reforçar o conteúdo!E algumas vezes tornar claro o entendimento da mensagem.

EX.: O BOM PASTOR!

Assim como as ovelhas tem pastor e ele cuida delas.Nós também temos um pastor lá no céu,que é JESUS, que cuida de nós e precisamos aprender a obedecer,devemos ser como as olhas obedientes.

EX.:
• VOCÊ JÁ CONHECE, VOCÊ JÁ OUVIU FALAR
DA OVELHINHA DE JESUS
QUE GOSTA DE DANÇAR
COM SEU BERRO BEM ALTO ELA LOUVA O SENHOR!
E AGORA EU TAMBÉM VOU TRAZER O MEU LOUVOR
MEXE, MEXE, MEXE PRA CÁ
MEXE, MEXE, MEXE PRA LÁ
PULA, DA VOLTAS, MAIS SAIA DO LUGAR,
OVELHINHA DE JESUS GOSTA DE DANÇAR!

• EU SOU,EU SOU,EU SOU OVELHA, DO MEU PASTOR
EU SOU,EU SOU,EU SOU OVELHA, DO MEU PASTOR
EU SOU,EU SOU,EU SOU OVELHA, DO MEU PASTOR(REPETE TUDO )
SOU BONITA, INTELIGENTE, CARINHOSA, OBEDIÊNTE A MAIS FOFINHA DE TODOS OS ANIMAIS.
E AGORA A BRINCADEIRA É SABER QUEM É OVELHA
FIQUE EM PÉ QUANDO O SEU NOME EU CHAMAR:
MACACO,CAVALO,OVELHA,GATINHO, OVELHA,CACHORRO,MARRECO,OVELHA,SAPO,GALO,OVELHA,PORCO,OVELHA...
EU SOU,EU SOU,EU SOU OVELHA, DO MEU PASTOR
EU SOU,EU SOU,EU SOU OVELHA, DO MEU PASTOR
EU SOU,EU SOU,EU SOU OVELHA, DO MEU PASTOR(REPETE)

5. BRINQUEDO CANTADO

• Pororó ( serve para os 3 estágios -lateralidade,movimento,relaciona-mento)
• Que abraço bom ( serve para os 3 estágios – desenvolve relacionamento,movimento,sentimentos,falar com o próximo)
• Funk dos tios ( serve para os 3 estágios – porém no primeiro estágio serve apenas como recreação,já nos demais serve como interiorização de valores e conceitos de saúde,respeito)
• MOVIMENTAR É BOM ( serve para os 3 estágios – no primeiro estágio recreação,conhecimento das partes do próprio corpo,movimentar e parar,nos demais estágios além desses valores podemos despertar a conscientização da prática de atividades físicas para estar bem de saúde)
• O SABÃO (serve para os três estágios sendo que nos dois primeiros ajuda na noção de higiene e partes do corpo, já nos estágios 7 – 11 anos e apartir de 12 anos, também serve para entendimento do papel de Jesus Cristo em nossa vida)
• TRÊS PALAVRINHAS SÓ (serve para os três estágios sendo que nos dois primeiros ajuda a entender que Deus me ama já nos estágios 7 – 11 anos e apartir de 12 anos, também serve para entendimento do papel de Jesus Cristo em nossa vida)
• MEU CORAÇÃO ERA SUJO (serve para os três estágios como recreação e para entendimento do papel de Jesus Cristo em nossa vida)
• OS BICHOS (serve para os três estágios como recreação e para desenvolver atenção coordenação e expressão corporal)
6. DESPEDIDA:
• ORAÇÃO
FALAR COM DEUS É HORAR
E COM (NOME DA CRIANÇA) VAMOS CLAMAR
BENÇÃO, BENÇÃO, BENÇÃO
EM NOME DE JESUS!
• OBRIGADO
A AULA TERMINOU
E COMO EU APRENDI!
É HORA DE DIZE OBRIGADO A VOCÊ

QUE AS BENÇÃOS DO SENHOR
E SEU AMOR E PAZ
ESTEJAM COM VOCÊ CADA DIA MAIS

MAIS, MAIS, MAIS, MUITO MAIS
MAIS, MUITO MAIS (BIS)


É BOM,É MUITO BOM,É MUITO BOM TER JESUS NO CORAÇÃO (2X)
ANDAR COM ELE,JUNTINHO DELE,
É MUITO BOM TER JESUS NO CORAÇÃO(2x) – ( REPETE TUDO)


No meu dia a dia de trabalho posso observar a universalidade da música, não existe uma idade para utilização de músicas saudáveis, com mensagens morais e que edificam. As crianças de um modo geral parecem ter necessidade de um momento em que possam agir dentro da sua faixa de idade sem serem criticadas ou servir de motivo de piada. Se a professora faz eu também posso e estou fazendo porque a professora pede e/ou manda, E é muito bom ver as crianças vivendo sua infância sem medo de agir dentro da sua idade real.

7. ILUSTRAÇÃO:

Nenhum comentário: