terça-feira, 19 de julho de 2011

JOGOS MUSICAIS PARA MUSICALIZAÇÃO

Jogos da oficina de Música para Educadores

Sep 1, '08 11:10 PM

para todos

Mais jogos musicais. Agora estamos preparando as oficinas que iremos oferecer na Faculdade, começam neste sábado dia 30/09, estou super empolgada.Vou começar a postar as atividades que faremos nas oficinas.
Como estou correria dos preparativos está faltando o nome dos CD´s e alguns dados que logo irei colocar. Eu dividi as atividades em duas postagens, sendo assim para ver os demais jogos você deve entrar no arquivo do blog, que está aqui ao lado.
Espero que seja útil.

Jogos de copos
Objetivo: Coordenação motora e rítmica
Material: Copos de requeijão, ou latas de refrigerante, latas de nescau.
Conteúdos: Percepção auditiva, criatividade, canto, pulsação, contagem de tempo e atenção.
Procedimentos: O orientador entrega os copos com uma música. Até que todos recebam o copo e aprendam a letra. A mesma música será usada para guardar os copos.
Boca, boca, Fundo, fundo,
Boca, bate e arrasta.

Explorar os sons possíveis com o copo. O orientador coloca uma música, que ele já conheça. E explora os sons que o copo oferece, bem como os movimentos necessários com o corpo. E todos devem imitá-lo.
Em um segundo momento realizam os movimentos propostos na música de entrega de copos, aliada a outra música conhecida, como por exemplo: Marcha Soldado, A Dona aranha, etc.
Na terceira etapa realizam Escravos de Jó com os copos.

Escravos de Jó, jogavam cachangá
Tira, põe, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem: zig, zig, zá. (2x)

OBS: da segunda vez cantam com tralá,lá,lá,lá. Terceira vez, com boca chiusa (hum) e da quarta vez em silêncio. Após isso faz-se o mesmo jogo com o corpo, primeiro com palmas, e depois com o corpo todo.

O nome e as bolas
Objetivo: Socialização e integração.
Material: Três bolas de cores diferentes. (ou outro objeto que possa ser jogado)
Conteúdo: Ritmo, pulsação, memória, concentração e atenção.
Procedimento: Todos sentados em círculo. O orientador passa a primeira bola para alguém dizendo o nome da pessoa, a pessoa que recebeu faz o mesmo dizendo o nome de outra, e assim se repete até que todos tenham recebido a bola e ela volte para o orientador. As pessoas não podem repetir nomes já escolhidos, e devem memorizar a quem enviaram e de quem receberam a bola.
Repete-se algumas vezes seguindo sempre a ordem inicial dos nomes, até memorizar esta ordem. Após isso o orientador inicia jogando a primeira bola, após quatro nomes ditos, ele introduz uma segunda bola que deve seguir a mesma ordem de nomes, após mais quatro nomes ele introduz a terceira, e a ordem de nomes deve ser mantida com as três bolas em jogo, até que o orientador receba as três bolas de volta e as vá retirando do jogo.

Jogo da Bexiga
Objetivo: Criatividade e ritmo
Material: Um caixa com bexigas de quatro cores diferentes. (sugestão de cores: rosa, azul, amarelo e vermelho)Aparelho de som e CD.
Conteúdo: Improvisação rítmica, criatividade, integração, socialização, memória musical.
Procedimento: Todos em círculo, inicia-se a música, e o orientador coloca a caixa fechada no centro da roda, e aguarda até que alguém abra a caixa e pegue uma bexiga e assim todos procedam da mesma maneira. (isso pode levar algum tempo, espere a reação dos participantes)
Após isso, o orientador propõe sons com a bexiga ainda vazia, explorando as possibilidades sonoras da bexiga. Em seguida cria um ostinato que todos devem seguir, no intervalo cada um cria uma célula rítmica que todos devem imitar. Em seguida, o orientador enche a bexiga indicando que façam o mesmo (sem voz, apenas com gestos), e explora com os participantes os sons possíveis, agora com a bexiga cheia, novamente ele cria um ostinato, e nos intervalos cada participante cria uma célula rítmica que deve ser imitada por todos.
Após isso o orientador indica que devem se dividir em grupos, pelas cores das bexigas. A música do CD é interrompida. Quando a divisão estiver feita ele vai cantarolando sem letra alguma melodia referente a cor de sua bexiga e puxa os participantes de sua cor com ele. E acena que cada grupo deve fazer o mesmo.
Exemplo: A cor da bexiga é rosa – Cantarolar a pantera cor de rosa.
Em outro momento, cada um deve colocar seu nome na bexiga e o grupo deve criar uma melodia, com as sílabas dos nomes de cada um, ou utilizar uma melodia já existente e cantarolar com as sílabas dos nomes, criando uma cena, ou uma propaganda de algum produto.

Break music
Objetivo: Percepção das partes da música.
Material: aparelho de som, CD e bexigas.
Conteúdo: Som e silêncio, expressão musical e corporal, ritmo.
Procedimento: Colocar uma música com parte A e B. Na parte A cada participante deve manter a bexiga no ar, seguindo o ritmo da música andando pelo espaço, e durante as pausas deve segurar a bexiga. Na parte B os participantes devem se agrupar no meio do espaço manter a bexiga no ar no ritmo, e durante as pausas segura-la.

Bexigas Dalcroze
Objetivo: Ritmo e métrica
Material: Bexigas de qualquer cor, aparelho de som e CD.
Conteúdo: Atenção, concentração, percepção rítmica, andamento, noção de tempo.
Procedimento: Cada um deve encher as bexigas. O participante deve manter a pulsação com a bexiga. O orientador irá propor palavras em cartões, no tempo forte da palavra a bexiga deve ficar nas mãos, e no tempo fraco no ar. Em um segundo momento o mesmo será feito em duplas.
Exemplo de palavras: Pão, Mexirica, Cocadinha.

Camaleão
Objetivo: Conscientizar dos diferentes andamentos musicais
Material: Aparelho de som e CD
Conteúdo: Percepção auditiva, pulsação, integração e socialização.
Procedimentos: Os participantes se espalham pelo espaço em ficam em roda. O orientador irá andar no ritmo proposto na música, ou ele mesmo irá cantando a música em andamentos diferentes. E enquanto canta, vai caminhando no andamento proposto e tocando nos participantes, que devem entrar atrás dele formando uma fila. Até que todos entrem na fila junto com ele.

Olha o camaleão Olha o rabo dele
Segura esse nego Se não ele cai
Meu cachimbo é de ouro
É de São João.

Ana Maria
Objetivo: Elasticidade, equilíbrio, agilidade
Conteúdo: Canto e socialização
Procedimento: Em duplas, a dupla canta a música batendo as palmas cruzadas e a cada final da música quando se canta: VIXE, a dupla abre as pernas, quem consegui abrir mais sem cair é o vencedor.

Ana Maria, ficou de catapora, por vinte quatro horas VIXE!


Step Please
Objetivo: Coordenação motora e atenção.
Material: Cadeiras
Conteúdo: Memória e pulsação.
Procedimento: Em roda. Seguir os movimentos propostos pelo orientador.
Parte A
Compasso 1: Pé direito à frente, com o calcanhar.
Pé direito para trás, com a ponta dos pés.
Pé esquerdo à frente , com o calcanhar.
Pé esquerdo atrás, com a ponta dos pés.
Compasso 2: Cruzar a perna direita sobre a perna esquerda
Voltar a perna direita a posição inicial
Dobrar a perna esquerda sobre a direita
Voltar a posição inicial
Compasso 3: Cruzar as pontas dos pés
Calcanhares paralelos
Cruzar os calcanhares
Pontas dos pés paralelas.

Compasso 4: Bater três vezes os calcanhares no chão e no 4° tempo, uma palma
( a parte dianteira da sola do pé permanece apoiada)
Parte B
Compasso 1: Estalar os dedos
Cruzar as mãos sobre o peito
Estalar os dedos e uma palma
Compasso 2: Cotovelo direito na perna esquerda
Cotovelo esquerdo na perna direita
Cotovelo direito na perna esquerda
Cotovelo esquerdo na perna direita
Compasso3: Mão esquerda segura a ponta do nariz
Simultaneamente mão direita segura a orelha esquerda.
Mão direita segura a ponta do nariz
Simultaneamente mão esquerda segura orelha direita
3° e 4° tempos: idem
Compasso 4: Bater uma vez as palmas da mãos, na perna do vizinho da direita.
Bater uma vez as palmas das mãos, na perna do vizinho da esquerda.
Bater uma vez as nas suas próprias pernas
E uma palma no ar.
Anterior: Jogos de musicalização infantil
Próximo Jogos da oficina de Música para Educadores

Nenhum comentário: