quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PROCESSO DE APRENDIZAGEM X MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR


Você já parou para refletir sobre como é a sua sala de aula?
Que mensagens seus alunos recebem através de sua sala?
Como seus alunos sentem-se dentro de sala?
De que forma a sala de aula esta sendo sua aliada ou sua adversária no processo de aprendizado?

É muito comum hoje que se fale em salas "ornamentadas", com janela do tempo, mural de aniversariantes, destaques e etc. Mas ate que ponto você enquanto educador(a) acha isso importante? Qual o real valor de tudo isto dentro de uma sala?Para que tantas coisas se no fim tudo será destruído pelos próprios alunos?Para que tanto trabalho se na verdade o que realmente conta são os conteúdos que serão ensinados e/ou aprendidos pelo aluno? Essas e outras tantas questões precisam ser respondidas para que você possa criar um roteiro de trabalho que produza resultados.Reflita um pouco...pense no que você realmente pensa sobre tudo isto...o que você acha relevante e o que você acha irrelevante para o aprendizado.


Talvez todo inicio letivo você se questione da importância de tudo isto. Como isso pode ser importante para seu trabalho.Alguns talvez ate faça numa espécie de disputa pessoal: "Minha sala vai ser a mais elogiada pela direção!"






Ou talvez você ache que estas coisas só ser vem para tirar a concentração dos alunos, acrescentar trabalho ao seu dia a dia e a tal disputa interna, onde você vai ser cobrada porque a outra sal ficou mais bonita que a sua: "Paredes limpas sem nada é o ideal! Facilita a higiene, diminui o acumulo de poeira, aumenta a concentração do aluno, evita disperdicio de material." 





O que você iria achar se eu dissesse para você que na minha experiência pessoal eu tenho observado o quanto é importante para os alunos o ambiante que criamos para a chegada deles.É trabalhoso, mas se for pensado de forma cuidadosa com o objetivo certo,por mais trabalhoso que seja estes detalhes serão de grande importância.Não jogue apenas um "enfeite " na sala. Pense no que poderia chamar a atenção de seus alunos, o que poderia mostrar para eles o quanto você se importa com eles. Pense numa ornamentação que leve seus alunos a pensar o quanto você se preocupou com eles,o quanto eles são importantes pra você. Nada muito infantil e nem muito adulto, consiga um ponto de equilíbrio, com temas atuais mas de influência positiva. Afaste-se de desenhos violentos, de sentido duplo que possa criar algum tipo de situação constrangedora em sala para algum aluno ou grupo de alunos.Escolha um material de boa durabilidade.Crie um tema ou frase,que possa ser usada por você para motivar a turma, despertando deles uma auto estima elevada. Incentive seus alunos a acreditarem no potencial deles, na capacidade de ser alguém melhor a cada dia.Mostre para seus alunos que você realmente acredita neles e no potencial deles.Seja sincera nos sentimentos, pois se você fingir eles vão perceber...Acredite na SUA capacidade de mudar histórias. Acredite que você pode ser aquela pessoa que estava faltando para transformar o futuro de seu aluno(a). Crie em sala um local para o qual o aluno sinta vontade de voltar, onde ele se sinta especial, valorizado,importante.Onde ele deseje estar, para que suas aulas possam render mais.
Se você escolheu o magistério, e apesar de todos os contras da profissão você ainda esta no Magistério...faça com amor genuíno, seu aluno não é responsável pelas leis salariais e condições de trabalho fornecidas pelo governo para o educador. Seu aluno é tão vitima quanto você.Se trabalhar com pessoas não é sua vocação, saia rápido do Magistério, procure uma profissão onde você tenha que trabalhar coordenando papéis ou máquinas e não pessoas. No papel de Educador(a) você tem nas mãos o "poder" de transformar vidas, mudar histórias, alterar um quadro futuro... suas palavras são sementes que irão cair numa terra e que poder ser cuidada por você também. Semear com amor é a chave para sua vitória.Você tem em média 4 a 5 horas por dia com o aluno, durante 5 dias por semana,o que da uma média aproximada de 20 dias por mês nestes 20 dias você só esta com o aluno aproximadamente de 80 à 10 horas por mês. Faça deste tempo o tempo mais marcante da vida de seu aluno. Trabalhe de tal forma que seu aluno vá para casa tão envolvido com a aula e todo o ambiente que o envolve em sala de aula que ele espere ansioso pela próxima aula.Motive seus alunos, retire de seu vocabulário palavras como:  "você é terrível","não aguento mais você", você esta cada dia pior" , " sai de perto de mim", não quero conversa", etc.Por mais difícil que isso possa ser, substitua essas palavras por um novo vocabulário, um que ele não conhece, esse vocabulário desmotivador ele já conhece pode acreditar, na grande maioria é o que ele mais ouve dentro de casa.Faça a diferença,traga para a vida deste aluno palavras de benção, de valorização, de incentivo, estimulo, seu aluno precisa acreditar que ele pode sempre mais.Ele é capaz, basta querer.Nunca desabafe na turma seus problemas e frustrações pessoais.Caso você consiga fazer isso você vai encontrar no seu aluno um amigo, que vai estar do seu lado e vai acreditar que tudo que ele sonhar ele poderá realizar, e você será a pessoa que terá feito com que essa criança acreditasse em si mesma.
Não pense que tudo serão flores,isso seria algo irreal, tenha os pés no chão,saiba que será difícil,que você vai enfrentar desafios, mas tenha no seu coração a vontade de vencer cada um deles.Ao fazer isto seu você estará mostrando para seu aluno o quanto você acredita no seu trabalhos e nos frutos que seu esforço irá produzir, e desta forma você vai mostrar aos seus alunos que sonhar é possível,e que os sonhos podem se tornar realidade. O seu aluno precisa acreditar em você, precisa confiar em você, você precisa ser uma pessoa que inspira confiança e credibilidade. Certa vez ouvi um palestrando falando sobre credibilidade, e ele fez uma comparação muito interessante e atual sobre o que inspira credibilidade e algo que não inspira.Estabeleceu uma relação entre placas de trânsito que determinam limites de velocidade máximo sob pena de multa e radar eletrônico. E com essa ilustração ele mostrou que os motoristas, não respeitam as placas pois elas dizem que eles serão multados,porém não inspiram autoridade e respeito, porém ao se deparar com uma aviso de radar eletrônico os motoristas reduzem a velocidade imediatamente, pois sabem que a punição JUSTA, irá ocorrer. Assim deve ser você com seus alunos, autoridade e limite são fundamentais,mas sem perder o amor, e a punição deve ser JUSTA e não fruto de seus problemas pessoais ou desânimo profissional.
Uma sala que desperte orgulho no aluno, professor motivado, credibilidade, confiança , amor,e JUSTIÇA irão transformar de forma incrível seus alunos e seu trabalho ira render de forma inacreditável.No momento que seus alunos ou  se trabalho passarem a ser um fardo para você, repense suas escolhas e verifique seus objetivos, talvez você precise mudar sua área profissional.

Nenhum comentário: